Empréstimos e cartões de loja são os principais vilões da
inadimplência, segundo pesquisa - realizada em 27 capitais - com consumidores
inadimplentes pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
De acordo com o levantamento, divulgado hoje (27), sete em
cada dez (76,1%) entrevistados que contrataram algum empréstimo estão
inadimplentes porque não pagaram as parcelas em dia. As compras feitas no
cartão de loja aparecem logo em seguida, deixando 73,1% dos seus usuários com o
nome no cadastro de devedores.
Os percentuais se mantiveram estáveis na comparação com o ano passado (74,5%
para empréstimos e 74,6% para cartões de loja), mas apresentaram alta na
comparação com 2014, quando a crise econômica ainda não havia atingido o seu
auge, informou o SPC Brasil.
Pagamentos atrasados no crediário ou carnê (62,5%), as
parcelas pendentes no cartão de crédito (62,1%) e o cheque especial (46,9%) vêm
em seguida como as modalidades de crédito que mais levaram os entrevistados à
inadimplência.
Essas duas últimas modalidades mostraram queda significativa
frente a 2015, quando os percentuais haviam sido de 73,6% para o cartão de
crédito e de 67,8% para o cheque especial.
O estudo revela, ainda, que muitos estão com restrição ao
crédito porque deixaram de pagar em dia contas com algum tipo de serviço. Neste
caso, a principal conta responsável por deixar os consumidores com o nome sujo
é a de telefone fixo e celular, citada por 14,7% dos entrevistados que possuem
esse tipo de compromisso (em 2015, o percentual de atrasos era de 21,7%).
Em segundo lugar, aparecem as pendências com mensalidades
escolares, citadas por 9,1% dos entrevistados (em 2015 eram 16%).
Atrasos junto às operadoras de TV por assinatura (7,1%),
plano de saúde (6,8%), contas de água e luz (6,1%), aluguel (2,2%) e
mensalidade do condomínio (2,2%) completam o ranking dos vilões da
inadimplência, quando se tratam das dívidas não bancárias. Informações
agenciabrasil.
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